domingo, 3 de abril de 2011

Presença de agrotóxicos em leite materno assusta mulheres de MT.


As amostras de 62 voluntárias apresentaram, pelo menos, um tipo de agrotóxico, como o DDE, derivado de um produto proibido desde 1998.

As mães que vivem em Lucas do Rio Verde, norte de Mato Grosso, estão assustadas com uma pesquisa que revelou a presença de resíduos de agrotóxicos no leite materno. Entre elas, a mesma preocupação.
“Uma disenteria [no bebê] e eu não sabia do que era, mas passou. Não sei se era por isso”, conta a dona de casa Lucilene Araújo.
O medo veio com o resultado de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde (UFMT), a 350 quilômetros de Cuiabá. Foi analisado o leite de 62 voluntárias. Em todas as amostras, foi encontrado, pelo menos, um tipo de agrotóxico, como o DDE, proibido desde 1998. Em 76% das amostras foi detectado o Endossulfam, que deixará de ser usado a partir de julho de 2013.
“Se o nível for bastante elevado, uma das causas dos vários tipos de câncer e de vários distúrbios endócrinos da mulher é causado por este tipo de agrotóxico”, explica Wanderlei Pignati, pesquisador da UFMT.
“Recebi a notícia de que meu bebê estava tomando leite com veneno, foi um choque”, se espanta Osana Terres, que não parou de amamentar Otávio, de 10 meses, mas reclama da falta de orientação.
“Faz pouco tempo que eu peguei o resultado. Perguntei para o médico o que eu tinha que fazer e ele não soube me explicar”, diz Osana.
A pesquisa alerta para o 'mal invisível'. A contaminação por agrotóxicos pode ocorrer por alimentos, água, ar e pelo contato com a pele. O levantamento deixa a população de Lucas do Rio Verde assustada e também de outros municípios que têm a mesma característica. São cidades cercadas por lavouras. As aplicações de agrotóxicos são sucessivas. Só em Lucas teriam sido mais de cinco milhões de litros em 2009.
A Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso informou que o plantio na região segue o mesmo padrão dos países desenvolvido. O Ministério Público informou que vai propor a redução de aplicação de agrotóxicos na região.
 http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/03/presenca-de-agrotoxicos-em-leite-materno-assusta-mulheres-de-mt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário